Como funciona a válvula termostática do veículo?

Você sabe o que é e para que serve a válvula termostática? Conheça um pouco mais de uma pequena peça mas que tem grande responsabilidade no funcionamento do motor.

A válvula termostática ou termostato como também é chamado, tem uma função importante no controle de temperatura do motor.

Ela permanece fechada e assim, mantém a circulação do líquido de arrefecimento circulando nas partes quentes do veículo para que o motor aqueça o mais rápido possível e atinja a temperatura ideal de trabalho. A partir daí, ela inicia o controle de circulação para que o líquido de arrefecimento comece a passar pelo radiador. Desta forma, o líquido passa a trabalhar na temperatura especificada de funcionamento do veículo.

Funcionamento
Os termostatos utilizam uma cera expansiva, calibrada conforme especificação do modelo de motor; com o aumento da temperatura, sua expansão dentro do termoelemento provoca o deslocamento do pino de inox, comprimindo a mola e possibilitando a abertura da válvula e a passagem do líquido para o radiador.

Funcionamento da Válvula Termostática

É fundamental sempre manter a qualidade do líquido de arrefecimento para proporcionar um bom funcionamento do termostato, utilizando água desmineralizada e aditivo específico para o modelo.

Sintomas de falhas

Nos veículos com indicador de temperatura, quando o termostato não funciona o motor pode superaquecer e provocar sérios danos. A válvula termostática também pode parar de funcionar com a passagem de água livre e o motor comece a trabalhar sempre com a temperatura abaixo do ideal.


Fonte: Canal da Peça / MTE THOMSON

POLÍTICA DE COOKIES

Atenção! Nosso site utiliza cookies. Consulte nossa política de privacidade para saber mais.