Novo motor 1.3 turbo da Fiat gera 185 cv!

A Fiat foi a primeira fabricante no Brasil a produzir motores turbo de fábrica e hoje anuncia o Toro 2022 equipado com o motor GSE 1.3 com sistema Multiair

Com o movimento mundial de redução de tamanho do volume dos motores, o turbocompressor é a solução mais adotada pelas montadoras para gerar grandes valores de potência e torque, mesmo em motores tão pequenos.

No caso da Fiat Toro, equipada com motor 1.8 E.TorQ, mesmo com 139 cv, não era suficiente para agradar os motoristas, alcançando essa potência a 5750 rpm e seu torque máximo de 19,3 kgfm a 3750 rpm, também deixava a desejar.

O motor GSE 1.3 16v já havia sido anunciado para o Jeep Compass e agora também será oferecido no Fiat Toro. Mas como o motor tão pequeno consegue ser eficiente, mesmo em um carro de 1600 kg?

O grande segredo da Stellantis para esse motor começa na utilização do sistema MultiAir de cabeçote, desenvolvido pela Fiat, que ficou conhecido no Brasil por meio do Fiat 500, mas atualmente está em sua terceira geração.

O sistema eletro-hidráulico MultiAir III permite o controle totalmente variável da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor, funciona de forma mais eficiente do que o tradicional variador de fase utilizado em outras gerações de motores Fiat.

A vantagem do sistema da Fiat é que aproveita o velho conhecido corpo de borboleta único do motor com ciclo Otto, faz uso de solenoides individuais para cada válvula e usa único eixo de comando de válvulas no escape.

O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial. Além disso, o perfil de levantamento da válvula de admissão do MultiAir III é mais extenso e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle (independente do combustível utilizado).

Isso ocorre com o controle do atraso do fechamento da válvula de aspiração, o que reduz a pressão e a temperatura na câmera de combustão, controlando a detonação sem comprometer o avanço de ignição. Assim, como resultado, consegue-se mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.

Além do cabeçote MultiAir, o motor GSE 270 utiliza um turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor.

Faz parte do sistema o coletor de escapamento integrado, contribuindo para a redução do turbo lag, e também reduz o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, favorecendo o tempo de resposta e um menor consumo de combustível. Com válvula wastegate eletrônica, o motor trabalha com um controle apurado da pressão do turbo.

Na prática, o conjunto do turbo de baixa inércia e o cabeçote MultiAir oferecerão potência e torque a baixíssimas rotações por minuto, auxiliando na resposta ao acelerador.

A novidade do motor GSE (Global Small Engine) é a utilização do sistema de injeção direta. Este é um item fundamental em motores turbo, modernos, porque reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação, assim como o sistema MultiAir que também controla a taxa de compressão dinâmica do motor, que vem com 10,5:1 de taxa estática.


Fonte: Canal da Peça

POLÍTICA DE COOKIES

Atenção! Nosso site utiliza cookies. Consulte nossa política de privacidade para saber mais.